Foi lançado hoje, em Diário da República, pelo Município de Alandroal, o concurso público para a obra de Consolidação e Restauro dos Paramentos do Perímetro Abaluartado Exterior e Cerca Islâmica e Medieval Interior da Fortaleza de Juromenha.
Com um valor base de 4.663.809,27 , o procedimento prevê um prazo de execução de 730 dias
A empreitada, cujo concurso públçico se encontra agora a decorrer, tem como objetivo a execução de trabalhos de reabilitação para a consolidação e restauro da fortaleza, com recurso a técnicas e materiais tradicionais, sendo o prazo para entrega de propostas a este concurso termina a 13 de fevereiro de 2021.
Recorde-se que esta obra terá financiamento comunitário.
O Presidente do município de alandroal, já esta tarde, na sua página oficial de facebook, salientou “Esperei 11 anos por este momento. Juromenha e a sua população esperaram muitíssimo mais. Está lançado o concurso público da obra de Consolidação e Restauro da Fortaleza de Juromenha.”
Segundo o autarca refere “quanto maior e mais complexa é a meta que nos propomos alcançar menos ela é obra de uma pessoa só e mais resulta de conjugação de muitíssimos esforços e vontades. Mais uma vez reconheço e agradeço todos os contributos e permitam-me, hoje, destacar apenas a equipa da câmara, política e técnica, que com toda a entre ajuda me permite trabalhar de forma mais intensa as grandes questões e o povo de Juromenha, porque o merece. Uma nota ainda de agradecimento à preciosa colaboração da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da CCDR Alentejo.”
“Só assim é possível, em três anos, ultrapassar todos os obstáculos e passarmos do zero ao lançamento do concurso público da empreitada com o investimento total (projetos técnicos mais empreitada) a ultrapassar os 5 milhões de euros”, acrescenta João Grilo.
Segundo o edil, “o concurso REVIVE, complementa esta intervenção, está em desenvolvimento e já há interessados” acrescentando ainda “não há melhor forma de fechar um ano difícil e que nos colocou a todos à prova que com este enorme sinal de esperança e renovação para Juromenha, para o concelho e para a região.”