8.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Dezembro 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Conduta de água que abastece Bencatel vai ser substituída em 2025: “é uma obra estruturante” diz José Cardoso

A água, considerada um bem essencial, mas cada vez mais escasso, continua a estar no topo das prioridades dos Municípios Alentejanos que desenvolvem todos os esforços para que não existam problemas no abastecimento ás populações.

Na freguesia de Bencatel, concelho de Vila Viçosa, este tem sido um problema recorrente e de difícil resolução. Corria o ano de 2017 e esta aldeia Alentejana esteve sem água durante três meses, problema à data minimizada pela intervenção dos Bombeiros voluntários que garantiram este bem essencial à população.

A conduta principal, que atravessa a aldeia, veio a deteriorar-se com o passar do tempo e hoje, com diversos problemas, continua a representar uma grave ameaça para os que residem na freguesia.

Mas as boas notícias chegaram recentemente. É que 2025 será o ano determinante para a resolução deste problema conforme confirmou à Rádio Campanário José Cardoso, Presidente da Junta de Freguesia de Bencatel.

O Autarca adiantou que “a passagem do trânsito pesado pela rua principal da freguesia tem feito, ao longos dos anos, com que as condutas que são de ferro e já estão corroídas pela humidade e pela terra , de vez em quando rebentem. Com esta situação é sistemática a falta de água na freguesia.”

O Presidente da Junta considera mesmo que este é o maior problema da Freguesia. Consciente da importância desta temática e da necessidade de uma resolução urgente, a Câmara Municipal de Vila Viçosa decidiu candidatar a obra da substituição integral da conduta principal a fundos comunitários “possibilitando assim a que em 2025 possa a mesma ser executada.”

José Cardoso evidencia “a água é um bem público e uma necessidade primária , logo esta obra é estruturante e emblemática para a Freguesia”.

Populares