Sexta-feira foi o dia em que houve mais portugueses na rua desde o primeiro confinamento, no ano passado. Mais de 59% dos portugueses saíram à rua na sexta-feira
Segundo os dados compilados pela consultora PSE, a mobilidade dos portugueses no dia 5 de Março foi apenas 17 pontos percentuais inferior à mobilidade pré-pandemia. A consultora de dados, aponta para uma “erosão” do confinamento.
Desde 15 de janeiro que não se registava um volume tão alto de mobilidade. Foram 59,3% dos portugueses que saíram à rua na sexta-feira. A consultora PSE, especializada em ciências de dados, nota que a tendência de maior mobilidade às sextas-feiras tem vindo a aumentar gradualmente desde dia 22 de Janeiro, avança o Público.
Este é um “sinal claro de que o segundo “lockdown” está em erosão”, considera a equipa da PSE num comunicado.
Enquanto na quarta e na quinta semana do confinamento apenas 12% das pessoas saíam de casa, num espaço de 6 ou 7 dias, na primeira semana de Março (que foi a oitava do confinamento), o valor aumentou para 20%.
A análise do painel da PSE baseia-se numa recolha de dados contínua, feita através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel de uma amostra de 3670 indivíduos representativos do universo dos portugueses com mais de 15 anos.