A Confraria dos Enófilos do Alentejo (CEA) assinala o seu 30º aniversário no próximo sábado, dia 20 de novembro, em Évora. As comemorações vão contar com agenda cheia e decorrer das 11h00 às 22h00, culminando na eleição dos novos dirigentes da instituição, apoiada pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), conforme nota de imprensa enviada à nossa redação.
As celebrações têm início às 11h00 com uma palestra no Palácio D. Manuel, na qual o historiador José António Falcão vai liderar a tema “Da Vide ao Vinho – Imagens, Mitos e Símbolos”. Segue-se, às 12h00, uma visita ao Monte da Comenda Grande, em Arraiolos, agroturismo no qual será servido o almoço.
As comemorações prosseguem com a realização do II Grão Capítulo da Confraria, com a eleição de novos dirigentes, seguindo-se uma missa na Igreja do Hotel Convento do Espinheiro, pelas 18h30, após a qual se realiza a Entronização de novos confrades e, por fim, às 20h00, o jantar de encerramento que vai decorrer no Hotel Convento do Espinheiro.
“É com enorme orgulho que temos vindo a acompanhar de perto o trabalho e dedicação da Confraria, que tem vindo a desenvolver um trabalho de excelência na unificação da região e na distinção de produtores e gentes do Alentejo”, refere Francisco Mateus, presidente da CVRA.
Recorde-se que a Confraria organiza cursos de prova de vinhos, visitas a regiões vitivinícolas, nacionais e estrangeiras, concursos de vinhos – anualmente o concurso de vinhos na produção e de três em três anos o concurso de vinhos engarrafados, e encontros temáticos sobre a vinha e do vinho.
“A Confraria tem a honra de defender o Alentejo, a pureza e extraordinária qualidade dos seus vinhos. Simultaneamente o Concurso que organizamos tem como objetivo premiar, não só a qualidade do vinho produzido no Alentejo, mas também dar a conhecer aos consumidores uma nova geração de enólogos e produtores”, salienta Cândida Vacas de Carvalho, juiz da Mesa da CEA.
A CAE, cujos símbolos são o tradicional Capote Alentejano, com o chapéu abeiro, bem como a insígnia, emblema e o estandarte, tem tido um papel fundamental na divulgação da vinha e do vinho da região, nomeadamente nas vertentes históricas e culturais, e económico-sociais.
PROGRAMA:
11h00 – Palestra “Da Vide ao Vinho – Imagens, Mitos e Símbolos” no Palácio D. Manuel
12h00 – Visita à Comenda Grande e almoço
18h30 – Missa na Igreja do Hotel do Convento do Espinheiro
19h30 – Entronização de novos Confrades
20h00 – Jantar no Hotel Convento do Espinheiro