Os maiores prémios em disputa, as medalhas de ouro, foram atribuídos ao vinho branco «Foral de Évora 2020» da Fundação Eugénio de Almeida, entregue a Adília Granadeiro da FEA e ao vinho tinto «Pai Chão – Grande Reserva 2016» da Adega Mayor, entregue a Rita Nabeiro.
As medalhas de prata foram atribuídas ao vinho branco «Quinta da Fonte Souto 2020» da Quinta da Fonte Souto; ao vinho rosado «Porta da Ravessa 2021» da Adega Cooperativa de Redondo; e ao vinho tinto «Quinta do Carmo 2018» da Bacalhôa Vinhos.
Quinze jurados escolhidos entre especialistas da área vitivinícola provaram e classificaram os 124 vinhos entregues por 31 produtores de todas as áreas e sub-regiões vinícolas alentejanas. No final das provas cegas atribuíram 18 menções honrosas, três medalhas de bronze, três de prata e duas de ouro.
Pedro Luiz de Castro, novo Juiz da Mesa (o equivalente a Presidente da Direção), diz que «a Confraria continua a defender o Alentejo, a pureza e extraordinária qualidade dos seus vinhos. Este concurso que organizamos tem como objetivo premiar, não só a qualidade do vinho produzido no Alentejo, mas também dar a conhecer aos consumidores uma nova geração de enólogos e produtores.»
Para a X edição do Concurso Melhores Vinhos do Alentejo a decorrer em 2023 esperam-se algumas novidades, mas sobretudo uma sempre crescente participação dos produtores alentejanos, unidos na promoção e difusão da qualidade dos seus vinhos.
Nascida em 1991, a Confraria comemorou recentemente os seus 30 anos, e sempre teve como objetivo divulgar a pureza e autenticidade da vinha e do vinho do Alentejo, abrangendo fundamentalmente as suas vertentes históricas e culturais, mas igualmente as económico-sociais.
Depois de dois anos de interregno, e em cerimónia de anúncio e distribuição de prémios, a Confraria dos Enófilos do Alentejo, entregou os prémios do seu IX Concurso Melhores Vinhos do Alentejo. A distribuição de galardões ocorreu durante um jantar integrado no evento Évora Wine, que teve lugar este fim de semana na Praça do Giraldo em Évora.
Informação e fotos – Confraria dos Enófilos do Alentejo