Foi tornado publico recentemente o relatório anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, onde se encontra a informação mais relevante relativa à qualidade da água fornecida aos utilizadores pelas entidades gestoras no ano de 2012, referenciada a 31 de dezembro desse ano.
Conforme consta do relatório anual sobre o “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”, a água para consumo humano em Portugal confirma a excelente qualidade. Com o indicador de água segura acima dos 98%, os dados revelam aos portugueses que podem beber água da torneira com confiança.
O Volume 4 do Relatório Anual do Setor de Águas e Resíduos em Portugal em 2013 procura sintetizar a informação mais relevante relativa à qualidade da água na torneira do consumidor no ano de 2012, referenciada a 31 de dezembro desse ano.
Sete concelhos do Alentejo alcançaram mesmo os 100 por cento para o indicador de água segurança em 2012, Alter do Chão, Alvito, Borba, Castelo de Vide, Serpa, Vendas Novas, Viana do Alentejo.
Quanto ao concelho de Vila Viçosa regista um valor de 99,74 por cento.
Os parâmetros em incumprimento (1,35 por cento) detectados nas análises de controlo de qualidade são relativos “a bactérias coliformes e enterococos, por ineficiência da desinfecção, e a pH, ferro, manganês, alumínio e arsénio, devido às características hidrogeológicas das origens de água”, identifica o relatório. Nestas situações as entidades gestoras, em articulação com as autoridades de saúde e a ERSAR, tomaram as medidas adequadas para garantir a protecção da saúde humana. A entidade reguladora possui um sistema de comunicação e acompanhamento dos incumprimentos dos valores paramétricos que permite um alerta quase imediato da ocorrência com conhecimento em 24 horas, além de facilitar um apoio técnico na resolução da situação.
Fonte: Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos