Recentemente, a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) divulgou a 14ª edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Um documento que procura analisar a evolução financeira dos municípios, em função de vários critérios. A Campanário fez uma compilação dos gráficos referentes à região NUTII, que compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém, a Lezíria do Tejo, numa galeria onde pode consultar a evolução financeira dos 54 municípios.
Entre outras análises, o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses disponibiliza diversos rankings, como o dos municípios com maior diminuição de IMI, onde Marvão aparece em 1º lugar, com -40%. Ou, então, o ranking dos municípios que apresentam maior peso dos pagamentos da despesa com pessoal nas despesas totais.
Também ma página 199 surgem os municípios com maior Passivo Exigível (Dívida), ordenados pelo valor de 2017, onde Évora aparece em 7º lugar, com 68,559 milhões de euros, -8,8% que no ano anterior, e Portalegre em 49º lugar, 25,805 e uma variação de -5,1%. Por outro lado, Évora surge também em 12º lugar no quadro dos municípios com maior diminuição do Passivo Exigível em 2017, com menos 6,596 milhões de euros.
Consulte aqui os dados referentes aos 54 municípios da NUTII:
{gallery}alentejo_anuario_2017_galeria{/gallery}