A cerimónia de lançamento dos Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo, está a decorrer na manhã desta quarta-feira (4 de setembro), em Santiago do Cacém.
Com a assinatura “Um Segredo Bem Guardado”, dos caminhos fazem parte concelhos alentejanos como Vila Viçosa, Alandroal, Sousel e Estremoz.
A cerimónia – que, para além do Presidente da ERT, conta com a presença da Secretária de Estado do Turismo, da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, do líder da autarquia local, da Comissária do Jacobeu 2021, do Ministro Regional da Cultura e Turismo da Galiza, do Diretor Geral da S.A. e do Dean da Catedral de Santiago de Compostela – assinala a conclusão de um projeto que, dividido em três percursos diferentes, atravessa o território, ao longo de 1400 quilómetros.
O Caminho Central, com um total de 19 etapas, atravessa os concelhos de Almodôvar, Castro Verde, Ourique, Odemira, Aljustrel, Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Coruche, Benavente, Salvaterra de Magos, Almeirim, Azambuja, Cartaxo, Santarém e Golegã, numa extensão de cerca 570 quilómetros.
Quem optar por explorar o Caminho Nascente, com seis etapas, terá de percorrer os concelhos de Mértola, Beja, Cuba, Alvito, Viana do Alentejo, Évora, Estremoz, Sousel, Fronteira, Alter do Chão, Crato e Nisa (perto de 400 quilómetros).
Já o Caminho da Raia, percurso de orientação exclusivamente digital que só estará disponível em dezembro, cruza os municípios de Mértola, Serpa, Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Vila Viçosa, Elvas, Arronches, Campo Maior, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa, ao longo de quase 310 quilómetros.