Com os Concursos Nacionais de Acesso ao Ensino Superior aí à porta, o Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior actualizou a base de dados e revelou quais os cursos com alta taxa de empregabilidade.
Segundo o Human Resources, apesar de uma licenciatura não ser uma garatia de emprego, a escolha do curso e da instituição de ensino podem fazer a diferença no percurso profissional.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior actualizou a a informação relativa à taxa de desemprego de todos os cursos superiores, o que permite ter uma noção dos mais importantes no mercado de trabalho.
Na lista de cursos superiores com emprego garantido, estão 33 licenciaturas e mestrados integrados e, existem ainda mais 52 outros com uma taxa de desemprego inferior a 1%.
Neste ano, o curso que está no topo da lista é a licenciatura em Enfermagem, que consta com 12 cursos no ranking com taxa de desemprego de 0% e as previsões para os próximos anos permanecem positivas. Esta licenciatura destaca-se, sobretudo, nas seguintes instituições: Escola Superior de Saúde Atlântica; Escola Superior de Saúde Egas Moniz; Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias; Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa – Lisboa; Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa; Escola Superior de Saúde de Santarém; Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Beja; Escola Superior Politécnica de Saúde (Porto); Escola Superior de Saúde – Universidade do Algarve; Universidade Católica Portuguesa; Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.
Como seria de esperar, o curso de Medicina também faz parte do listagem dos cursos mais importantes para o mercado de trabalho, uma vez que, quem acabar este curso intensivo, tem emprego 100% garantido.
Esta licenciatura destaca-se, sobretudo, nas seguintes instituições de ensino superio: Universidade de Lisboa; Universidade do Porto – Instituto de Ciências Abel Salazar; Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Universidade do Minho; Universidade da Beira Interior; Universidade de Coimbra; Universidade Nova de Lisboa.
A área das Engenharias, é também uma das áreas que mais se destaca desta lista, fruto das exigências de profissionais especializados em diversas áreas na era digital.
Todo tipo de engenharias, desde a Informática à Geológica, são excelentes opções para quem quer tirar um curso superior e ter empregabilidade garatida.
Para além das áreas anteriormete citadas, destacam-se ainda cursos com Farmácia, Fisioterapia, Educação Básica, Contabilidade, Gestão, Arquitetura, Psicologia, entre outros.
Fonte: Human Resources