O conselho de ministros reuniu hoje e António Costa falou ao país após esta reunião.
De acordo com o Primeiro Ministro Portugês sublinhou que neste momento, o ritmo de transmissibilidade já é inferior a 1 a nível nacional, frisando o sucesso das medidas adotadas.
Além disso, António Costa destacou ainda o sucesso do processo de vacinação no país, sublinhando que Portugal se destaca a nível europeu em termos de cidadãos vacinados por cem mil habitantes.
Face a estas circunstâncias, diz o primeiro ministro, é o momento de podermos passar a gerir a pandemia de acordo com a taxa de vacinação. No próximo domingo, prevê-se que 57% da população esteja completamente vacinada.
Assim, vão deixar de ser aplicadas medidas em função da situação específica de cada município, sendo aplicadas a nível nacional, passando as medidas a ser medidas uniformizadas em todo o território.
O conselho de ministros decidiu eliminar de restrições de horários nos estabelecimentos, o que permite que os estaurantes e bares podem estar abertos até ás 2 horas. e decidiu ainda a utilização intensiva do certificado de vacinação ou teste rápido.
O processo de desconfinamento vai estar organizado em três fases.
Ana Rocha