Na reunião ordinária do mês de novembro do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, realizada no dia 8, no Salão Nobre da sede da Comunidade, foi aprovado, por unanimidade o Orçamento para o ano de 2022.
Este documento previsional espelha as opções da Comunidade Intermunicipal, para o próximo ano, nomeadamente o exercício de Autoridade de Transportes, com a nova Concessão do Transporte Público Rodoviário de Passageiros para o Baixo Alentejo, que iniciará precisamente no início de 2022, por um período de cinco anos.
O Orçamento de 2022 ultrapassa os 9,5 Milhões de euros, refletindo os cerca de vinte projetos em que a CIMBAL está envolvida, com recurso a fundos comunitários e outras fontes de financiamento externa. Em termos comparativos, refira-se que o Orçamento de 2017, rondava os 5,2 Milhões de euros.
Estão contemplados o conjunto de serviços que a CIMBAL atualmente desenvolve, como é o caso do Diário do Alentejo, do Centro Intermunicipal de Digitalização, do Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, da Gestão da Contratualização dos Fundos Comunitários e da Central de Compras Intermunicipal, entre outros.
Está ainda prevista a possibilidade de assunção de competências, a transferir da Administração Central, designadamente nas áreas da Educação, Justiça, Ação Social, Gestão de Fundos Europeus e Captação de Investimento, entre outras.
No seguimento da suspensão da primeira reunião do Conselho Intermunicipal, no ponto referente à eleição do Secretariado Intermunicipal, tendo sido o mesmo retomado tendo sido proposto, por unanimidade, para o cargo de Primeiro Secretário, Fernando Jorge Castanho Silva Romba.
Ambos os assuntos, serão presentes, para aprovação na reunião da Assembleia Intermunicipal a levar a efeito no mês de dezembro.