No âmbito das reuniões desconcentradas, a sessão do mês de maio do Conselho Intermunicipal da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, foi realizada em Barrancos.
Nesta reunião do órgão, que agrega os treze presidentes de câmara municipal do Baixo Alentejo, destacam-se as seguintes deliberações:
- Designação do Presidente da CM Beja e Vice-Presidente do CI, Paulo Arsénio, como representante da CIMBAL no Conselho Consultivo do Aeroporto de Beja;
- Adesão da CIMBAL à Plataforma Alentejo – considerando que as principais prioridades que este movimento, apartidário, apresenta nos domínios das acessibilidades, são coincidentes com as propostas reivindicadas pela CIMBAL, nomeadamente no âmbito dos contributos efetuados para o Plano Nacional de Investimentos – PNI 2030, o CI considerou estarem reunidas as condições para aderir ao projeto.
De entre os outros assuntos discutidos no Conselho, saliente-se a possibilidade de propor, em breve, a designação de um vogal para o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, de acordo com a legislação em vigor.
Efetuou-se ainda o balanço da participação da CIMBAL e dos municípios associados na Ovibeja/2019, considerado extremamente positivo. Constatou-se a mais valia da promoção conjunta do Baixo Alentejo e foi sugerida a criação de uma rede intermunicipal no âmbito do turismo, património e cultura que, com recurso a fundos comunitários, possa desenvolver projetos conjuntos.