No dia 8 de novembro, pelas 14h30, será assinado um contrato de financiamento no valor de 5,9 milhões de euros com o Estado Português para reabilitação do Convento da Saudação em Montemor-o-Novo. Este momento marca um passo significativo na preservação e restauro do património cultural de Montemor o Novo.
Este projeto de reabilitação do Convento da Saudação faz parte da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a área da Cultura. A sessão de apresentação desta reprogramação ocorreu no dia 18 de maio no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.
O Alentejo é a região que mais beneficiará deste programa de reprogramação, com um investimento superior a 9 milhões de euros. Dentro deste montante, 5,9 milhões de euros estão destinados à reabilitação do Convento da Saudação.
O Ministro da cultura Pedro Adão e Silva destacou na altura a importância deste investimento ao afirmar que “O PRR é uma oportunidade histórica, talvez, sem nenhum paralelo nas últimas décadas em Portugal, porque corresponde ao maior investimento na reabilitação, conservação e restauro do património.” No seu conjunto, o PRR prevê um investimento de 190 milhões de euros, abrangendo 78 intervenções em todo o território nacional.
Este contrato de financiamento é um passo crucial para a preservação do património histórico e cultural da região e representa um compromisso firme do Estado Português em promover a recuperação do Convento da Saudação e, por extensão, da herança cultural e histórica do Alentejo.