A Confraria dos Enófilos do Alentejo organizou, em colaboração com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a quarta edição do “Concurso Melhores Vinhos do Alentejo”, cujos premiados foram conhecidos este sábado, 19 de novembro.
O intuito desta iniciativa é o de dar a conhecer ao consumidor o que de melhor se produz nas vinhas alentejanas.
“O Concurso abrangeu 128 vinhos produzidos no Alentejo, certificados como Denominação de Origem Controlada Alentejo (DOC) ou Vinho Regional Alentejano (IG). Não houve restrições quanto ao número máximo de vinhos por produtor, tendo apenas de estar devidamente engarrafados e legalmente rotulados, com informação relativa ao ano de colheita e ostentando os correspondentes selos de certificação. Este ano os vinhos avaliados foram constituídos por 34 brancos, 4 rosés e 90 vinhos tintos.”
A cooperativa de Borba arrecadou três medalhas de ouro e uma de prata. Sendo que este concurso aposta também na valorização do que melhor se faz no sector vinícola alentejano assim como na sua valorização.
O júri deste concurso foi constituído por jornalista especialista na matéria de nacionalidade, polaca, alemã e portuguesa e por membros da Associação Portuguesa de Enologia, da Associação Portuguesa de Escanções, da Comissão Vitivinícola Regional, da Universidade de Évora e da Confraria dos Enófilos do Alentejo.