Durante os trabalhos de remodelação da sua loja de vinhos, a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito descobriu uma antiga adega.
Durante os trabalhos, surgiram estruturas antigas, com várias fases de construção e adaptação à função que agora retoma: uma adega tradicional num edifício nobre da vila de Vidigueira. Após esta descoberta, a Adega optou por alterar o sentido da decoração inicial, deixando à vista a estrutura da Adega Velha, o que permitirá aos visitantes usufruir do espaço conforme este foi criado e permitir a todos ter contacto com a história.
José Miguel de Almeida, presidente da Cooperativa, refere: “A Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito está sediada junto da zona nobre e de primeira ocupação da vila de Vidigueira. De facto, não esperávamos que o edifício contíguo à Loja da Adega albergasse uma construção antiga com estas características, o que só vem dignificar esta Adega e a região”.
Após investigação, concluiu-se que esta rua foi ocupada por um número significativo de pessoas no início do séc. XVIII, como uma zona de expansão recente da vila de Vidigueira. Assume-se que terá origens bem mais antigas, entre os finais do séc. XVII e meados do séc. XVIII, a contar pelas várias fases de construção que se encontraram.
A Adega Velha pretende ser um complemento da Casa das Talhas, o espaço de enoturismo da Adega, cujo foco é o vinho de talha e toda a sua abrangência história e cultural.