No atual contexto de crise no âmbito da saúde pública e no contexto da atual situação de saúde pública, a Polícia de Segurança Pública (PSP) informa:
1. Registamos, até ao momento, a confirmação de contágio de 15 profissionais (12 Polícias e 3 técnicos sem funções policiais), encontrando-se hoje cerca de quatro centenas e meia em confinamento obrigatório/vigilância ativa.
2. Segundo o que foi possível apurar sobre a forma de contágio, a maioria destas pessoas com contágio confirmado terá sido contagiada fora do contexto profissional,
Seguindo os protocolos em vigor, outras pessoas que mantiveram contato direto e ou partilham o mesmo espaço de trabalho com os contaminados foram de imediato encaminhadas para isolamento.
3. 14 Polícias foram já sujeitos a testes médicos, após apresentarem sintomatologia indiciadora de contágio, sendo todos os resultados negativos.
4. 12 Polícias que se encontravam em isolamento já regressaram ao serviço.
5. A Esquadra de Segurança Ferroviária – Devesas mantém-se em plano de contingência, i.e., temporariamente encerrada. A área de responsabilidade desta Esquadra continua vigiada e patrulhada pelas demais subunidades, garantindo-se assim a continuidade da segurança.
6. Apelamos a todos os cidadãos que cumpram as disposições legais e as indicações da Polícia, contribuindo para a redução do número de pessoas infetadas e difusão de redes de contágio.
Informamos também todos os cidadãos que deverão seguir as instruções das autoridades oficiais em: