14.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Corporações de Bombeiros do Distrito de Évora têm finalmente os Equipamentos de Proteção Individual (c/som e fotos)

As 14 corporações de Bombeiros do Distrito de Évora receberam ao final da tarde desta terça-feira, 16 de dezembro, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), equipamentos de proteção individual (EPI).

O projeto “Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual – Alentejo Central” resulta da aprovação de uma candidatura ao abrigo do Programa Operacional Temático Valorização do Território  (Eixo Prioritário II – Sistemas Ambientais, incluindo Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos), no âmbito do QREN. Assente numa parceria formalmente estabelecida entre a CIMAC e os 14 municípios abrangidos e com um investimento global superior a 182 mil euros, a iniciativa conta o co-financiamento do Fundo de Coesão a 85%, sendo a contrapartida nacional garantida pela ANPC e pelos 14 Municípios (7,5 + 7,5%).

Esta intervenção tem como objetivo a melhoria do sistema nacional de Proteção civil e o aumento da sua resiliência, designadamente através do reforço de equipamentos de proteção civil contribuindo para uma maior segurança e maior eficácia no combate aos incêndios em espaços naturais.

A Rádio Campanário esteve presente na cerimónia de entrega do equipamento aos presidentes de câmara de cada município que depois os farão chegar às respetivas corporações.

Em declarações a esta Estação Emissora a presidente da CIMAC, Hortênsia Menino refere que o equipamento “resulta de uma candidatura apresentada ao Fundo de Coesão extremamente importante, foi uma forma de aproveitamento de dinheiros públicos e financiamento público para poder equipar e melhorar a capacidade operacional dos nossos bombeiros”.

A também presidente do Município de Montemor-o-Novo diz que “houve alguns constrangimentos por vista do tempo de aprovação e do prazo de concurso, mas creio que o resultado final é extremamente positivo e as nossas corporações de bombeiros contam agora com equipamentos importantes para fazer face às suas atividades operacionais e nos garantem melhor segurança”.

Inácio Esperança, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Évora salienta que é uma aquisição “muito importante porque são equipamentos que custam muito dinheiro e vêm aliviar também a carga sobre os municípios visto que alguns apoiam bastante os seus bombeiros”.

Inácio Esperança realça, “sei que muitas das direções e associações não têm hipótese de comprar este equipamento e muitas vezes vão a fogos com botas que não são próprias para incêndios com fatos que não preenchem todos os requisitos que a lei neste momento obriga mas também doutra forma não conseguiam obter este tipo de equipamento”.

O comandante José Ribeiro da Autoridade Nacional de Proteção Civil –  Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Évora diz que esta intervenção “é uma parceria de todos, houve um contributo de várias entidades para cumprirmos aquilo que eu julgo ser um ato de justiça para dotarmos os nossos bombeiros com equipamento de proteção individual perfeitamente adequado ao cumprimento da sua missão, é fundamental ter os nossos bombeiros bem equipados, garantir a sua segurança e proteção pois só assim eles terão a capacidade para conduzir as operações de socorro às populações que servem”.

José Ribeiro avança que a Autoridade Nacional de Proteção Civil tem “lançado um concurso para adquirir os restantes equipamentos e estou certo que através deste concurso ou através do próximo Quadro, nós iremos conseguir cumprir esse objetivo”.

Foram entregues aos 14 corpos de bombeiros do Alentejo Central novos fatos, casaco e calças capacetes, botas, luvas e cogulas.

Populares