António Costa andou hoje pelo distrito de Portalegre. O lider do PS esteve Elvas e Portalegre.
Declarações no final da visita, em Elvas, o secretário geral dos socialistas agradecer a presença e apoio dos Comendadores, Rui Nabeiro do grupo Delta e a Rondão de Almeida, atual presidente da Câmara Municipal de Elvas. “Passadas as eleições autárquicas, é o momento para que todos nos reunirrmos no que é mais importante, as eleições legislativas e uma forte vitória do Partido Socialista, com uma maioria que assegure a estabilidade e a continuidade do trabalho que estamos a desenvolver.”
António Costa falou dos grandes desafios para o distrito e para o Alentejo, e inumerou: a Barragem do Pisão, que trará produção energética e possibilidade de melhor produção agrícola e a ponte internacional que vai ligar Nisa a Cedillo, sobre o Rio Sever e o grande investimento no setor ferroviário.
Para o lider socialista, o corredor sul, que ligará Sines a Espanha e à Europa, é a enorme oportunidade para o desenvolvimento do Alentejo, é necessário aproveitar esta oportunidade para fixar atividades para exportação, diz António Costa “Se não nos corformamos com o desenvolvimento que temos é necessário não parar com nenhuma destas obras, que nenhum destes propetos seja posto em causa e não páre a sua execução, aproveitando das verbas da União Europeia que agora estão à nossa disposição. Por termos esta crise política é preciso assegurar estabilidade ao país que permita focar no fundamental que é a re acuperação.”
Costa falou ainda da necessidade de manter o desenvolvimento alcançado a partir de 2016. Segundo o cndidato do PS a 1º Ministro, com os socialistas no governo o país cresceu sempre nos últimos anos e acabou com a estagnação / recção vivida durante 15 anos.
Falando do Interior e do Norte Alentejano, Costa acrescentou que o interior tem enorme potencial para o crescimento nacional que há que aproveitar, falou da empresa que visitou em Portalegre – a Selenis – que comprova que a capital do Alto Alentejo tem todo o potencial para ser uma plataforma industrial para a exportação, produzindo para todo o mundo e referindo-se à visita que fez em Elvas – Unidade Hoteleira do Grupo Vila Galé, Costa referir a importância do turismo para a recuperação e valorização do património.
António Costa felicitou ainda o povo de Campo Maior pelo reconhecimento das “Festas do Povo” como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.