12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Costa Alentejana: A “fuga perfeita”

Oferecendo paisagens costeiras deslumbrantes, a Costa Alentejana estende-se ao longo de mais de 100 quilómetros, desde a península de Tróia até Odeceixe.

Com diferentes espécies de fauna e flora e com o privilégio de acordar todos os dias perto do mar, esta costa é das mais especiais de Portugal, dando a oportunidade de se desfrutar de umas verdadeiras férias relaxantes junto da natureza. Para uma estadia revigorante, o Hotel Sines Sea View, a menos de 1 hora de distância de cada ponto de visita, é o espaço ideal para repor energias depois de cada dia de passeio.

A aventura inicia-se na península de Tróia, situada em frente à cidade de Setúbal, onde se pode apreciar o melhor que esta zona tem para oferecer: um grande areal e águas cristalinas. Segue-se a Comporta, antiga aldeia de pescadores e o local ideal para petiscar, antes de se conhecer as famosas praias da Comporta, do Carvalhal e do Pego.

No segundo dia é altura de ficar por Sines. Naquela que é a maior cidade da costa alentejana, é possível aproveitar o melhor dos dois mundos: a vertente citadina e as praias. Na cidade, a zona histórica é imperdível, nomeadamente o Largo do Castelo, o Castelo de Sines, o Monumento Vasco da Gama e a Igreja Matriz.

Estando a cidade visitada, o próximo passo é conhecer as diferentes praias do munícipio, desfrutando-se sempre da brisa do mar e dos raios de sol alentejanos. Se por um lado a Praia de Vasco da Gama, integrada no tecido urbano da cidade, tem águas tranquilas, a Praia de São Torpes é ideal para os amantes e praticantes de surf.

O final deste dia fica reservado para contemplar o pôr do sol alentejano no rooftop Bar À Vista, enquanto se delicia um cocktail doce e refrescante, tendo o Atlântico como pano de fundo. 

No terceiro dia e depois de um delicioso pequeno-almoço de hotel, a parte da manhã fica reservada para conhecer Porto Covo, típica aldeia alentejana com casas brancas, e as praias ao seu redor, como a Praia da Samoqueira, a Praia Grande e a Praia dos Buizinhos, algumas das preferidas dos turistas e dos locais.

O caminho segue para Vila Nova de Milfontes, fazendo-seuma pausa na Praia do Malhão para contemplar a paisagem incrível que a envolve. De seguida, continua-se a conduzir para sul, passando-se pela Praia das Furnas, conhecida pelo seu longo areal e vencedora do prémio “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, e pela Praia de Almograve, rica em fauna e flora. 

Antes de se chegar à Zambujeira do Mar é obrigatório fazer uma paragem no Cabo Sardão, o ponto mais Ocidental da Costa Vicentina, e o único sítio na Europa onde as cegonhas nidificam em orla costeira. Chegando-se à Zambujeira, é altura de conhecer esta antiga freguesia do munícipio de Odemira e deslumbrar a vista panorâmica para o Oceano Atlântico.

O último dia da viagem começa na vila de Odemira, bem localizada nas margens do rio Mira, cujas atrações principais são a Ponta de Ferro, as ruelas perto do castelo e o próprio castelo que vislumbra uma vista sob esta vila do Alentejo.Depois, é tempo de aproveitar a Praia da Amália, o último destino nesta aventura pela costa alentejana.

 

Populares