O Presidente da República e o primeiro-ministro de Portugal encontram-se hoje, quarta-feira, pelas 18h00, para a habitual reunião semanal, fazendo da situação dos fogos em Portugal o foco central deste encontro.
Marcelo Rebelo de Sousa tem estado em contacto permanente com o Governo e com os autarcas dos concelhos mais afetados pelos incêndios e, por agora, com a situação considerada controlada, não deverá deslocar-se ao terreno.
A audiência de hoje, entre Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, está marcada para as 18h00, e este encontro servirá para o Primeiro-Ministro explicar ao Presidente da República as operações que estão a ser realizadas no terreno e fazer uma previsão para os próximos dias.
Os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Leiria e Pombal, no distrito de Leiria, assim como Ourém, Santarém, têm sido os mais atingidos por incêndios. Ambos os distritos estão sob aviso vermelho devido à continuação de temperaturas extremamente elevadas, especialmente as temperaturas máximas, segundo avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Para além destes dois, outros 14 distritos de Portugal continental estão sob o aviso mais grave, o vermelho, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural.
Portugal continental entrou às 00:00 de segunda-feira em situação de contingência, que deverá estender-se até às 23:59 de sexta-feira, mas que poderá ser prolongada caso seja necessário.
A declaração da situação de contingência foi decidida devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país.