Apesar da chuva que se tem registado nas últimas semanas , a água que chega a Alqueva ainda não é suficiente.
A informação é avançad apela EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A., numa nota divulgada na sua página oficial.
De acordo com a EDIA, o mês de outubro foi bastante chuvoso tendo sido registados, em média, 126 mm de precipitação pelas estações meteorológicas da EDIA.
Nas últimas 3 semanas, acrescenta ainda, entre as 07h00 de dia 13 de outubro e as 07h00 de hoje, dia 03 de novembro, a cota da albufeira de Alqueva subiu 63 cm, o que corresponde a um armazenamento de mais 112 milhões de metros cúbicos.
Apesar de ser muita água, refere a EDIA, ainda não é suficiente para a dimensão e necessidades de Alqueva.
Até ao momento, esclarece, desde o início do ano, a EDIA retirou do sistema Alqueva-Pedrogão cerca de 570 milhões de metros cúbicos de água para satisfazer as necessidades dos seus agricultores.
Recorde-se que tal como a Rádio campanário noticiou, no último dia de outubro e de acordo com a informação avançada pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, Alqueva registava uma capaciade de armazenamento de 69,7%m sendo a albufeira com segunda maior capacidade na Bacia do Guadiana.
Segundo a EDIA, em 2 de novembro a cota registada nesta albufeira é de 146,43.
A cota máxima registada na Albufeira de Alqueva foi de 152metros, feito atingido em janeiro de 2010, altura em que o armazenamento máximo da Barragem de Alqueva registou4 150 hm3.
Pode ler também Alentejo: Em 21 Albufeiras, 13 teminam outubro com capacidade de armazenagem abaixo dos 50%