A Direção-Geral de Saúde, na atualização epidemiológica da COVID-19 em Portugal do dia de hoje, atualizou a Incidência Cumulativa por concelho, com dados de 03 de fevereiro a 16 de fevereiro de 2021.
Segundo os dados da DGS, apenas 6 dos 47 concelhos do Alentejo encontram-se em risco de contágio extremamente elevado à Covid-19.
Concelhos em risco de contágio extremamente elevado- Acima de 960 : Aljustrel; Arronches; Castelo de Vide; Ferreira do Alentejo; Gavião e Moura
Em risco de contágio muito elevado- Entre 480 e 959,90 estão 10 concelhos Alentejanos: Alcácer do Sal; Arraiolos; Castro Verde; Estremoz; Grândola; Mértola; Odemira; Serpa; Sousel e Vila Viçosa.
Em risco de contágio elevado– Entre 240,0 e 479,90 estão 16 concelhos: Almodôvar; Barrancos; Beja; Borba; Campo Maior; Cuba; Fronteira; Mora; Nisa; Ourique; Reguengos de Monsaraz; Santiago do Cacém; Sines; Vendas Novas; Viana do Alentejo e Vidigueira.
É de notar que Mourão é o único concelho do Alentejo com uma incidência cumulativa de 0.
É de notar que a DGS na atualização de hoje apresenta uma nova metodologia para calcular a incidência Cumulativa. A Incidência Cumulativa a 14 dias de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada, por concelho, a 31 de dezembro de 2019, pelo Instituto Nacional de Estatística, IP. Habitualmente é expressa em número de casos por 100 000 habitantes.