A pandemia covid-19 mudou Portugal e o mundo.
Os primeiros casos do novo coronavírus foram anunciados no fim do ano, na China, e bastaria dois meses para Portugal anunciar os primeiros infetados, mais precisamente no dia 02 de Março.
Durante muito tempo a Região do alentejo foi exemplo para todo o País, no número reduzido de casos que registávamos e na inexistência de óbitos, que se verificavam com incidência em outras regiões do País.
Mas a situação no Alentejo mudou. Agravou-se e nos últimos dias, cresceu exponencialmente o número de casos positivos nesta região.
A Rádio Campanário analisou os dados emitidos diáriamente pela Direção Geral de Saúde, tendo por referência o período de tempo de 15 de novembro a 22 de Novembro de 2020, apenas na Região Alentejo.
Nesta Região, no espaço de 8 dias registaram-se 986 novos casos de covid 19, verificando-se inclusivé um exponencial crescimento a partir de dia 18 de novembro inclusivé.
Tratando-se de um espaço temporal de 8 dias, se fizermos a média sob o total, isto corresponde à existência de uma média de cerca de 123 casos ao dia, ainda que no dia 15 e 16 de novembro o número de casos tenha sido mais baixo.
No que diz respeito aos óbitos, no mesmo período de tempo, o Alentejo registou 20 óbitos em apenas oito dias, correspondendo a uma média diária de 2,5.
Recorde-se que à data de hoje e segundo o último Boletim Epidemiológico da DGS, tornado público no dia de hoje, 22 de novembro, foram confirmados 5. 169 casos de COVID-19 no Alentejo,
Neste momento estão registadas, de acordo com o Relatório, 96 mortes na região.