Durante a conferência de imprensa de hoje, 18 de Novembro, sobre o balanço da situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal, Marta Temido informou que apesar da taxa de incidência estar a diminuir a taxa do risco de transmissão continua a aumentar, um fator que “levanta muitas preocupações”.
Referente ao Alentejo, a região regista uma taxa de incidência de 291 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, fazendo desta a região com menor taxa a seguir ao Algarve.
Quanto ao risco de transmissão (Rt), os dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), recolhidos entre 9 a 13 de setembro, davam conta de um RT efetivo de 1,11 de média para o país, e para o Alentejo o valor é de 1,06.
“Os dados do INSA apontam para uma incidência crescente apesar do risco de transmissão estar a reduzir-se”, explicou a responsável pela pasta da Saúde. “Estes dois aspetos não são antagónicos. Os riscos de transmissão devia situar-se abaixo de 1, estando acima de 1 continua a ser um aspeto que oferece preocupação. Ainda assim o que nos preocupa é a elevada incidência”, explicou a Ministra da Saúde.