Portugal prepara-se para mais um passo na reabertura progressiva, cumprindo o plano de desconfinamento divulgado pelo Governo no passado dia 11 de março, ao fim de 79 dias de confinamento.
A segunda fase do desconfinamento arranca esta segunda-feira, apesar de existirem preocupações com 19 concelhos com maior risco de contágio de covid-19.
O que muda:
– Nas escolas, o segundo e terceiro ciclos do ensino básico voltam às aulas presenciais.
– Nos séniores, os centros de dia reabrem as suas atividades, assim como os centros de atividades ocupacionais na área da deficiência.
– Na economia, os restaurantes com esplanada podem reabrir, com limitação de quatro pessoas por grupo. Reabrem também os espaços comerciais com uma área inferior a 200 metros quadrados e com entrada autónoma e independente para o exterior e ainda as feiras e os mercados.
– Regresso dos ginásios e academias, mas ainda sem aulas de grupo. A permissão estende-se à atividade física e desportiva de baixo risco, como o ténis, o golfe, o padel, o surf e a natação.
– Na cultura, os museus, os monumentos, os palácios, as galerias de arte e as salas de exposição vão tambem abrir portas.
Um desconfinamento a conta-gotas, tal como o governo anunciou, que mantém as regras do uso de máscara e do teletrabalho.