Como a RC noticiou, ocorreu na tarde deste sábado a transferência utentes do Lar de Idosos “Mansão de S. José”, em Beja, para a Base Aérea de Beja. Este sábado registou-se mais nove casos positivos de COVID-19 naquela instituição. Regista-se um total de 106 casos de COVID-19 naquele Lar, dos quais 87 utentes e 19 funcionários.
Segundo a notícia avançada pelo Lidador Notícias (LN), registaram-se mais sete internamentos. Neste momento, registam-se dez utentes do Lar “Mansão de S. José” internadas no Hospital de Beja.
De acordo com o LN, ao longo da tarde de ontem 54 mulheres, duas das quais com testes negativos, foram transferidas da instituição para uma caserna da Base Aérea 11, em Beja. Na “Mansão de S. José, vão manter-se 25 utentes infetadas, devido à sua pouca capacidade de mobilidade, aguardando a mudança para um outro espaço, para depois a instituição ser alvo de uma desinfeção.
Na operação de transferência das utentes do Lar “Mansão de São José” para o Hospital e para a Base Aérea, estiveram envolvidos 25 operacionais de seis Corpos de Bombeiros e da Cruz Vermelha, apoiados por 15 viaturas.
O presidente da Câmara de Beja referiu ao LN que a autarquia “contratou trabalhadores para substituir os da instituição que estão infetados, chegando hoje os primeiros 14 e também uma empresa de prestação de serviços de geriatria para cuidar dos utentes transferidos para a Base Aérea”, justificando que no concelho “a situação tornou-se muito complicada”.
Na operação de transferência das utentes da Mansão de São José para o Hospital e para a BA 11, estiveram envolvidos 25 operacionais de seis Corpos de Bombeiros e da Cruz Vermelha, apoiados por 15 viaturas.