A Câmara Municipal de Alandroal informa, em nota, que “está a recolher pré-inscrições para voluntários que estejam dispostos a colaborar em situações de resposta emergente a situações COVID-19, em particular, na ZCAP (Zona de Concentração de Apoio à População – Parque de Feiras) ou em ERPIs (Estruturas Residenciais para Idosos)”.
O município informa que “salvaguardando as devidas exceções, todos podem ser voluntários”. As exceções são: “não podem ser integradas no programa as pessoas que possuam mais de 60 anos e as que pertençam aos grupos sujeitos a dever de especial proteção: as pessoas imunodeprimidas e as portadoras de doenças crónicas, que sejam consideradas de risco de acordo com as autoridades de saúde competentes, designadamente, hipertensos, diabéticos, doentes cardiovasculares, portadores de doença respiratória; doentes oncológicos”.
Porém, a autarquia informa que se dá “prioridade a quem tiver informação ou experiência nas áreas de socorro, apoio médico ou trabalho com idosos”.
É ainda referido “oferecemos (apenas em caso de mobilização):
- Bolsa de voluntariado mensal igual a três vezes o valor Indexante dos Apoios Sociais (IAS) (€ 1316,43/mês, 329,19/semana);
- Alimentação, referente a cada dia de atividade;
- Seguro que cubra os riscos que possam ocorrer durante e por causa do exercício da atividade;
- Equipamento de proteção individual adequado à realização da atividade;
- Ações de capacitação com pessoal médico especializado”.
O formulário de candidatura encontra-se em www.cm-alandroal.pt e “todos os candidatos devem assinar termo de responsabilidade e realizar COVID-19 antes de iniciar a atividade”.
As candidaturas devem ser entregues nos Balcões Únicos do município ou enviadas para geral@cm-alandroal.pt