Na mais recente reunião da Cãmara Municipal de Évora, o Presidente, Carlos Pinto de Sá, fez o ponto de situação da pandemia, reelando que está a ser preparado um hospital de campanha no Pavilhão dos Salesianos como combate à pandemia.
O autarca, em comunicado, afirmou que as suas maiores preocupações em relação à pandemia são os lares de idosos do concelho, frisando que as situações mais graves estão estabilizadas. No que concerne aos serviços de saúde, nomeadamente o Hospital, continua a falta de pessoal. A Estrutura Municipal de Apoio ao Hospital (EMA HESE), por onde já passaram mais de 40 doentes, “atingiu os 16 internamentos a 26 de Janeiro, e dispõe de 34 camas, mas com capacidade para meia centena,” afirma em comunicado.
No entanto, como prevenção para um agravamento da pandemia no concelho de Évora, Carlos Pinto de Sá adianta que, “está ainda a ser preparado um hospital de campanha, no Pavilhão dos Salesianos, caso venha a ser necessário numa situação de maior emergência.”
Este Pavilhão é localizado na Escola dos Salesianos de Évora, e tem como uso principal atividades desportivas.
Em relação à equipa do Hospital do Espírito Santo que está na Estrutura Municipal de Apoio (EMA HESE), o autarca considerou que ela “é exemplo do sacrifício, da dádiva e empenho excepcionais daqueles profissionais”.