Uma funcionária do Centro Infantil de S. Lourenço testou positivo à COVID-19 e há quatro casos confirmados na Estrutura Residencial para Idosos da Misericórdia de Portalegre, desta feita uma residente e três funcionárias.
De acordo com a notícia abvançada pelo Jornal Alto Alentejo, a confirmação destes casos nas duas valências foram comunicadas pela Comissão Administrativa da Misericórdia de Portalegre, que refere que «o primeiro caso positivo foi detectado no Centro Infantil de S. Lourenço», tendo sido «imediatamente accionado o Plano de Contingência e contactadas as autoridades de saúde com quem estamos a trabalhar num registo de estreita articulação».
Na sequência deste caso foram testados ontem, um total de 18 crianças e duas colaboradoras que trabalham directamente com a funcionária que testou positivo. Funcionárias, crianças e as respectivas famílias encontram-se já em isolamento profiláctico, esperando-se o resultado do teste no final do dia de hoje.
Já durante a tarde de ontem foram reportados na Estrutura Residencial para Idosos um total de quatro casos positivos, nomeadamente uma residente e três funcionárias
«Neste momento, e durante todo o dia de hoje, estamos a testar todos os residentes e funcionários, num total de mais de duzentas pessoas. Também aqui está a ser seguido o Plano de Contingência, as autoridades de saúde e demais entidades estão devidamente informadas e articuladas no sentido de encontrar as melhores respostas para o que possa surgir», lê-se num comunicado.
No mesmo documento, a Comissão Administrativa entende «ser essencial prestar este conjunto de informações a toda a comunidade e familiares dos residentes no sentido de transmitir a serenidade possível, num momento especialmente sensível para todos nós». O órgão garante ainda que os funcionários da instituição «continuam empenhados em garantir a defesa da saúde e bem-estar todos os residentes que fazem parte desta grande família que é a Santa Casa da Misericórdia de Portalegre»