Em Portugal, a curva de novos casos continua descendente, depois de um pico que terá sido atingido perto de 25 de janeiro, ao registar 12.891 casos diários numa média calculada a sete dias.
Atualmente esta média está abaixo dos 500 novos casos por dia – ao mesmo nível do verificado em setembro do ano passado. Portugal é atualmente o Estado-membro da UE27 com menos novos casos – 46,4 por 100 mil habitantes.
A informação é avançada pelo jornal Expresso que refere ainda que a Estónia, Hungria e República Checa ocupam as posições mais altas da tabela.
A incidência de casos confirmados em Portugal está consideravelmente mais baixa do que a média europeia e, desde janeiro, que a tendência tem sido quase sempre decrescente .
Portugal está atualmente com menos mortes diárias do que a média dos parceiros europeus: apenas Chipre, Dinamarca e Finlândia registam menos mortes tendo em conta a população, tendência que se mantém decrescente desde o início de fevereiro.
A nível global o número de novos casos passou por um pico em janeiro – influenciado principalmente pela situação da pandemia na Europa e na América do Norte – e iniciou uma queda até 20 de fevereiro. Desde então, os valores têm vindo a subir gradualmente com maior expressão na Europa, Ásia e América do Sul.