Devido à atual pandemia que está a assolar o país e o mundo, este ano não vai ser possível realizar as comemorações da Batalha de Ourique, que celebra o seu 881º aniversário.
Em nota, o município refere que “anualmente a Câmara Municipal de Ourique organiza eventos que invocam a Batalha de Ourique, a sua importância para a História de Portugal e a sua relevância para a comunidade. Por razões que se prendem com as orientações das autoridades de saúde para o tempo que estamos a viver, o Almoço dos Ouriquenses que tem sido presença sustentada na programação de comemoração da Batalha não poderá ser realizado em 2020. Como tantas outras iniciativas que não temos podido realizar por causa do risco pandémico, não faltarão oportunidades no futuro para voltar a reafirmar a memória, as tradições e os momentos de afirmação de Ourique e dos Ouriquenses”.
A 25 de julho de 1139 deu-se a Batalha de Ourique, “um marco na afirmação de Portugal como Nação e na projeção da Portugalidade, do Ser Português”.
“Invocar o impulso de D. Afonso Henriques na Batalha de Ourique nos seus 881 anos, é não apenas relembrar a bravura do seu exército perante a desproporção das tropas em presença, mas também a importância do território para a afirmação da identidade e da soberania”, explica a nota.
Recorde-se que esta “é uma das batalhas mais célebres de toda a História de Portugal (…) um cenário plausível sugere que D. Afonso Henriques fez uma incursão no Baixo Alentejo e que obteve uma vitória improvável sobre as forças inimigas, muito superiores em número, que pretendiam cortar-lhe a retirada, possivelmente lideradas pelo governador muçulmano de Santarém”.