O Partido Socialista decidiu adiar o XXIII Congresso do partido, que estava agendado para 30 e 31 de maio deste ano, em Portimão, devido ao surto da COVID-19. A decisão foi tomada pelo Presidente do PS, Carlos César, sublinhando que “logo que as circunstâncias o permitam será convocada uma reunião da Comissão Nacional para definir o novo calendário e data de Congresso”.
“Como todos compreenderão, a situação de emergência e de saúde pública que estamos a passar não aconselha – aliás, impede por força da execução, que seria necessária, de um conjunto de procedimentos preparatórios – manter a referida data”, justifica Carlos César, numa carta enviada aos membros da Comissão Nacional.
Duas semanas antes da reunião magna do PS, nos dias 15 e 16 de maio, deveriam realizar-se as eleições diretas para o cargo de Secretário-Geral do Partido Socialista e dos delegados socialistas ao congresso, que assim também ficam sem efeito.
Em vésperas do 47.º aniversário, Carlos César reforça ainda que o PS está ”uma vez mais na primeira linha, empenhado na segurança e no futuro dos portugueses. “Confiamos nos portugueses e no discernimento dos decisores. Vamos vencer.”
A Direção Nacional do partido já tinha decidido, no mês de março, adiar todas as eleições e Congressos das Federações Distritais.