Um surto de Covid-19 num lar de Gáfete, uma freguesia rural do Crato, no distrito de Portalegre, infetou, pelo menos, 40 utentes e funcionários.
De acordo com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Gáfete (SCMG), José Marquito Vinagre, em declarações à Agência Lusa, estão infetados “32 utentes e oito funcionários“, estando nesta altura hospitalizada uma das utentes.
O provedor da SCMG, também infetado, indicou que a instituição conta com 43 residentes e 35 funcionários, estando “alguns” funcionários de baixa e “outros infetados”, o que torna “difícil” gerir aquela Misericórdia. “Não tem sido fácil ultimamente”, lamentou.
Em comunicado publicado hoje na sua página na rede social Facebook, a mesa da SCMG revelava surpresa em relação aos resultados dos testes efetuados.
“Após fazer os habituais testes às funcionárias e utentes fomos surpreendidos por a maioria dos nossos idosos testarem positivo à covid-19”, lê-se no documento.
Entretanto, fonte do município do Crato disse à Lusa que o plano de contingência da SCMG já foi ativado. Numa nota publicada na rede social Facebook, o município explica que “até ao momento não existem casos com doença grave ou sintomas assinaláveis”.