Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, acredita que a partir de setembro vai ser possível retirar as restrições e aprender a viver com a Covid-19, assumindo que nessa altura 70% da população elegível estará totalmente vacinada.
Numa entrevista exclusiva à TSF, Graça Freitas sublinha que o país está com um “excelente ritmo de vacinação”, fazendo uma previsão de que “no início de setembro, cerca de 80% da população elegível recebeu uma dose, e 70% duas doses” acrescentando “Se isso acontecer, e apesar de termos a variante delta em circulação, dá-nos já um nível de imunidade bastante bom. Não havendo risco zero, e dependendo, mais uma vez, da situação epidemiológica nessa altura, creio que a tendência será para assumir a nossa vida com alívio das medidas”.
Apesar dos sinais positivos, a diretora-geral da saúde reitera: “De vez em quando, teremos de fechar a torneira, porque o vírus está com maior capacidade de expandir”.
Para Graça Freitas, a aposta na vacinação é a forma mais eficaz de combater o vírus, reduzindo ao mínimo a sua ação no entanto sublinha que o mesmo não é infalível, já que “este vírus, pela sua capacidade de se multiplicar e sofrer mutações, não é um candidato a ser erradicado”.
Fonte: TSF/Sic Notícias