O distrito de Évora regista atualmente oito lares com surtos ativos de Covid-19, num total de “mais de 250” utentes infetados, revelou hoje o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, José Robalo.
Segundo avança a Lusa, o presidente da ARS do Alentejo divulgou que no dia de ontem, 28 de dezembro, o distrito de Évora registava “oito lares com infetados”, indicando que as estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) representam “a grande concentração” dos casos da doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.
“Temos casos esporádicos na região, mas a grande concentração destas últimas semanas tem sido ao nível dos lares”, frisou José Robalo à Lusa.
Em relação ao total de lares, em todo o Alentejo, com surtos de Covid-19, o presidente da ARS Alentejo apenas adiantou que nos oito lares no distrito de Évora, são acompanhados por profissionais de Saúde “mais de 250 utentes”.
E, “cada vez que há um surto num lar, o número nunca é limitado em termos de pessoas infetadas”, lembrou, aludindo aos casos na comunidade e frisando que, mesmo com a vacinação, é preciso cumprir as medidas preconizadas pela Direção-Geral da Saúde, como a higiene das mãos, uso de máscara e distanciamento físico.
“A vacina não cria imunidade imediata, vai demorar algum tempo”, alertou.
(Fonte: Lusa)