Nesta primeira semana, está previsto que se administre a primeira dose das vacinas da Pfizer/BioNTech e da AstraZeneca, a cerca de 700 utentes no concelho de Arronches.
A comunidade do concelho de Arronches já se encontra a ser vacinada contra a Covid-19, tendo este processo tido início, no edifício ‘O Celeiro’, espaço que o Município destinou para funcionar como Estrutura Concelhia de Vacinação Comunitária.
A vacinação, a cargo da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e em especial do Centro de Saúde de Arronches, está a decorrer segundo os critérios definidos pela Direção-Geral de Saúde, pelo que atualmente está a receber a primeira dose da vacina o grupo de pessoas com idade superior a 80 anos e com idade superior a 50 anos com comorbilidades.
A convocatória dos utentes está a ser efetuada pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, procurando a autarquia auxiliar na realização destes contactos no caso dos munícipes que não tenham telefone ou telemóvel, assegurando também o transporte de quem não tiver facilidade de deslocação.
Para assinalar o início da vacinação, estiveram no local o executivo municipal, representado pela presidente Fermelinda Carvalho, pelo vice-presidente João Crespo e pelos vereadores Paulo Furtado e Nelson Velez, ao qual se juntou o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, representado pela Dra. Raquel Bacharel, pelo Enf. Jorge Marques e pelo Enf. Raul Cordeiro.
O processo de vacinação vai ser acompanhado de perto pelo executivo do Município de Arronches e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, estando em permanência no local técnicos dos serviços municipais, bem como elementos dos Bombeiros Voluntários de Arronches, que prestarão todo o apoio necessário aos utentes.