Morreram já 11 utentes no lar da Misericórdia de Portalegre e no hospital distrital foram detetados mais de 50 profissionais infetados.
O primeiro surto que tinha sido detetado no lar da misericórdia de Portalegre , passou posteriormente para a comunidade. O concelho entrou esta semana para a lista dos municípios com risco extremamente elevado de contágio por Covid 19.
A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, em entrevista à Sic Notícias, sublinhou ” estas medidas já chegam tarde. Quem tem os dados é que tem que decidir e nós não somos conhecedores de todos os dados.”
Segundo a Autarca já existem espaços públicos que estão interditados e se for necessário endurecer as medidas, a autarca assume que o fará, avança a Sic Notícias.
Há escolas com atividade condicionada, turmas em quarentena e serviços a meio gás. Também no hospital há um surto que está a preocupar as autoridades: mais de 50 profissionais foram infetados. A direção clínica garante no entanto que o surto está contido.
Os profissionais de saúde são agora testados todas as semanas, mas as alterações ao funcionamento do hospital não são substanciais. Há 28 doentes internados com Covid-19 e apenas uma vaga nos cuidados intensivos.
NoLar da santa Casa da Misericórdia de Portalegre já morreram 11 utentes e há 61 que continuam infetados. Foram contratados reforços para apoiar o tratamento dos utentes, nomeadamente através das Brigadas de intervenção rápaida da Segurança Social com 15 pessoas, 4 pessoas ao abrigo de um outro programa e de pessoal de limpeza, através da Câmara Municipal de Portalegre.
Quanto ao corpo Clínico em funções no lar, está um médico em permanência e 5 enfermeiros.
O Concelho de Portalegre tem à data de hoje 264 casos ativos e uma p+opulação cada vez mais preocupada.