Henrique Oliveira, professor do departamento de matemática do Instituto Superior Técnico, indicou que no dia das eleições para a Assembleia da República, devem estar em isolamento cerca de um milhão de pessoas, sendo que desse total, entre “350 mil a 400 mil devem querer ir votar”.
Recorde que o Governo recomendou a quem se encontra em isolamento no dia das eleições, votem entre as 18h00 e as 19h00, deixando o restante tempo para pessoas não sujeitas a essa restrição.
Segundo o professor, os isolamentos surgem do “ o efeito combinado das escolas e da campanha eleitoral. Mas a campanha eleitoral está a produzir uma subida muito surpreendente face aos modelos que nós tínhamos”, adiantou Henrique Oliveira, destacando a recente subida do índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-CoV-2.
De acordo com o matemático, o Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus — estava no domingo nos 1,16, mas era superior na região Centro (1,33) e no Norte (1,23).
Após terem surgido estas alterações, o pico da atual vaga da pandemia, que esteve previsto para ocorrer nos últimos dias, deverá agora acontecer entre o “início de fevereiro e até dia 12”, com o pico a atingir os 60 mil casos notificados em média a sete dias, mas com um máximo de infeções diárias de 130 mil.
C/Lusa e Observador