Perante a pressão sentida nos cuidados intensivos Covid-19 do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), o estabelecimento irá receber ajuda internacional vinda do Luxemburgo que auxiliará durante duas semanas a equipa médica de Évora.
A chegada de um médico e um enfermeiro especializados em cuidados intensivos a Portugal está prevista para amanhã, sendo que estes serão dirigidos para o Hospital de Évora.
Segundo avança a Lusa, o Governo do Luxemburgo refere que no âmbito da “oferta de assistência” aceite por Portugal está a ser criada uma primeira equipa composta por um médico e um enfermeiro especializados em cuidados intensivos que partirá do Luxemburgo no domingo, 14 de fevereiro.
Uma segunda equipa com mais um médico e um enfermeiro estão em preparativos para uma partirem do país a 20 de fevereiro, adianta o Governo.
O comunicado enviado à Lusa afirma que, “esta ajuda é uma ilustração das relações estreitas e amistosas entre o Luxemburgo e Portugal, cimentadas pela existência de uma grande comunidade portuguesa que vive e trabalha no Grão-Ducado, e um ato de solidariedade do Luxemburgo para com um país amigo.”
As duas equipas médicas internacionais devem ficar em território nacional durante duas semanas, precisa o comunicado.
A nível nacional, a implementação deste acordo está a ser organizada pelo ministério de Estado, o Alto Comissariado para a Proteção Nacional, o ministério da Saúde, o ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus e o Serviço de Salvamento Aéreo do Luxemburgo, com a assistência da embaixada do Luxemburgo em Lisboa.