Os Hospitais Alentejanos estão a viver dias particularmente difíceis no que diz respeito ao combate à pandemia de covid 19. A pressão aumenta e está esgotada a sua capacidade de resposta.
No Hospital do Espírito Santo, em Évora, todos os serviços estão em contingência máxima. Restam apenas 6 camas em enfermaria covid e a capacidade de internamento em Unidade de Cuidados Intensivos para doentes covid está esgotada.
Nível máximo de contingência também no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja. A ocupação é de 100% quer em enfermaria quer em Unidade de Cuidados Intensivos . Neste momento o Hospital já não aceita doentes para internamento tendo já sido, transferidos para Portimão, 5 doentes que se encontravam clinicamente estáveis, mas que ainda precisavam de cuidados hospitalares.
Na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Portalegre, está esgotada a capacidade de internamento para doentes covid 19. Em enfermaria restam apenas 6 camas. Todas as cirurgias programadas e não urgentes foram entretanto suspensas e Médicos de todas as especialidades estão a colaborar no combate à Pandemia.
No Hospital do Litoral Alentejano há lotação máxima em cuidados intensivos para doentes covid 19. Uma das enfermarias está com 91% de ocupação e a outra com 67%. Esta quarta feira abriu mais uma enfermaria com 10 camas que podem estende-se a 23.
Uma dura realidade num dia negro para o Alentejo. Segundo o boletim diário emitido pela DGS no dia de hoje, a Região Alentejo registou 603 novos casos e 16 mortes.