O Presidente da República anunciou esta terça-feira que o Estado de Emergência vai terminar à meia-noite do dia 02 de maio e que Portugal entrará numa “fase de abertura por pequenos passos”.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que”o Estado de Emergência cessará a sua vigência após esta segunda renovação no dia 02 à meia-noite. Espera-se não ser necessário no futuro recorrer novamente ao estado de emergência. Se for necessário, isso será ponderado”.
Segundo o chefe de Estado, que falava aos jornalistas após uma reunião no Infarmed, em Lisboa, Portugal vai entrar agora numa “terceira fase” do combate à propagação da COVID-19, que “continua a ser de controlo da situação”, mas com “uma retoma ou uma abertura – qualquer dos termos se pode aplicar – por pequenos passos”.
“O fim do estado de emergência não é o fim do surto, não é o fim da necessidade de controlo, não é o fim da necessidade dos portugueses prosseguirem num esforço muito cívico que é o perceberem que depende deles a evolução desse surto”, adverte o Presidente da República.