Em comunicado a Câmara Municipal de Évora informou das medidas que tomou devido à pandemia COVID-19, relativamente às empresas locais.
“Os efeitos negativos da pandemia COVID-19 na atividade económica têm vindo a ser acompanhados pela Câmara Municipal de Évora com especial atenção. A suspensão forçada da atividade em diversos setores da economia, em consequência das medidas de contenção adotadas, tem trazido fortes dificuldades financeiras a muitas empresas, colocando inclusivamente algumas delas em risco de sobrevivência.
Atenta à situação de extrema dificuldade que afeta um grande número de empresas, nomeadamente as que operam na área do Concelho de Évora, a Câmara Municipal decidiu implementar as medidas de apoio possíveis que, no âmbito das suas competências, possam vir a atenuar algumas das dificuldades.
Neste quadro, durante o tempo que durar a atual crise pandémica:
• Não serão cobradas as taxas correspondentes à ocupação de espaço público;
• Não serão cobrados juros pelo atraso no pagamento de água, nem executados cortes ao abastecimento em consequência da falta de liquidação de faturas;
• Conversão em crédito das importâncias já cobradas a empresas cuja atividade foi forçada a cessar em consequência das medidas de combate ao COVID-19.
Eventuais esclarecimentos relacionados com a execução prática deste conjunto de medidas deverão ser solicitados aos Serviços Municipais, preferencialmente on-line, ou através de e-mail ou telefone. Poderá aceder aos contactos na página oficial do Município em http://www.cm-evora.pt/pt/municipio/contatos
Especificamente para o turismo, por ser uma das atividades económicas com maior peso na economia local e regional, e tendo sido das mais afetadas em consequência do combate à pandemia, deixamos também informação útil aos agentes económicos que neste setor estarão a passar por dificuldades.
Assim, através do Turismo de Portugal está já em vigor um conjunto de “Linhas Específicas – COVID-19”:
• Linha de Apoio à Economia COVID-19
• Apoio a Empresas da Restauração e similares
• Apoio a Empresas do Turismo (incluindo empreendimentos turísticos e alojamento para turistas)
• Apoio a Agências de Viagens, Animação Turística, Organização de Eventos e similares
• Linha de Apoio à Tesouraria para Microempresas do Turismo
• Linha de Crédito COVID-19/ Capitalizar 2018
A informação completa pode ser consultada em http://business.turismodeportugal.pt
Relativamente às medidas de âmbito geral para apoio à atividade económica em vigor a nível nacional, poderá obter toda a informação em https://covid19estamoson.gov.pt/medidas-de-apoio-emprego-empresas”