Em comunicado a Câmara Municipal de Ourique, distrito de Beja, faz saber que irá adquirir routers de Internet e computadores portáteis para alunos do concelho que não tenham essas possibilidades, de forma a que lhes seja possível ter as aulas à distância.
“O Município de Ourique tem assumido a educação como um dos pilares estratégicos do desenvolvimento local de Ourique, instrumento decisivo da promoção da igualdade, da valorização pessoal e da melhoria dos níveis gerais de conhecimento e de qualificação.
O atual contexto pandémico colocou uma série de desafios à comunidade educativa, que, dentro das condicionantes, têm estado a ser respondidos com os ajustamentos determinados pelo confinamento, a bem da prevenção, da contenção e da saúde pública.
O início do 3º período, com uma forte componente de ensino à distância, colocou aos alunos, às famílias e à comunidade, o desafio do acesso dos estudantes aos suportes tecnológicos e de comunicação essenciais para a sua concretização.
O Município de Ourique reuniu hoje o seu Conselho Municipal de Educação, por videoconferência, para avaliar a situação do reinício de aulas, agora à distância, identificar obstáculos e oportunidades, no sentido de desenvolver iniciativas que contribuam para a continuação dos processos de aprendizagem das crianças e jovens, do apoio às famílias e do acompanhamento do esforço complementar desenvolvido pelos professores.
No quadro da avaliação resultante do acompanhamento permanente da realidade do concelho e da análise realizada pelo Conselho Municipal de Educação, o Município de Ourique vai adquirir 73 computadores portáteis e 43 routers de acesso à internet com plafonds, que serão cedidos a título de empréstimos às crianças e jovens que não dispõem dessas capacidades instaladas nas suas habitações.
Este investimento municipal é um contributo decisivo para assegurar condições básicas de igualdade no acesso ao conhecimento no quadro da nossa comunidade educativa, depois do levantamento das necessidades realizado pela comunidade educativa.
Para alem deste impulso de promoção da igualdade, o Município de Ourique continua a fornecer as refeições diárias a todos quantos já tinham acesso no respetivo estabelecimento de ensino a este serviço fundamental para o processo de crescimento saudável.
O Município de Ourique agradece o esforço de ajustamento às novas realidades e rotinas que está a ser realizado por toda a comunidade educativa, num importante sinal de capacidade de adaptação e de resiliência.
O Município de Ourique continuará a trabalhar para acompanhar a situação, responder às necessidades das pessoas e contribuir para que, em conjunto, superemos esta emergência”.