O Município de Portel refere, em nota, que “irá assegurar até ao final deste ano letivo, o transporte dos alunos de todo o concelho que frequentam os 11º e 12º anos de escolaridade fora da sua área de residência”.
De forma a que os estudantes possam frequentar as suas aulas presenciais “em cada um dos seus estabelecimentos escolares, a autarquia adopta agora mais uma medida de ajuda às famílias e que visa sobretudo, um ajuste, o mais adequado possível, aos horários que as escolas estabeleceram para o ensino regular e profissional”.
“Compreendendo a dificuldade das escolas organizarem horários à medida de cada aluno e dos transportes públicos assegurarem as suas carreiras de forma a dar resposta a horários reduzidos, resultantes de uma situação especial e delicada como a que vivemos, a autarquia procura desde modo dar a melhor resposta através de uma solução que minimiza e se ajusta o máximo possível, aos horários dos alunos. De salientar que, esta solução só é possível porque, neste momento a Câmara Municipal de Portel não tem de assegurar os transportes que regularmente efectua para os alunos de outros anos de escolaridade”, explica a autarquia.