O Conselho de Ministros reuniu esta manhã para avaliar a situação epidemiológica do País .
Nesta reunião foi decidido que a generalidade do país vai avançar para a nova fase de desconfinamento, excepto 4 concelhos que, tal como a Rádio Campanário já noticiou, são Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra .
O restante do território continental avança assim para a nova fase de desconfinamento, a partir de 14 de junho.
Assim, a partir desta data as mudanças são as seguintes:
- Na generalidade do território, o teletrabalho passará de obrigatório a recomendado sempre que seja possível.
- No setor da restauração, restaurantes, cafés e pastelarias mantêm as atuais regras de lotação mas com horário alargado até à meia-noite para admissão de clientes e 1 hora para encerramento.
- O comércio livra-se também das atuais restrições de horas, voltando a adotar o horário normal.
- No que diz respeito aos transportes públicos, há dois casos: nos veículos onde só existam lugares sentados pode ser ocupada a lotação completa, e nos veículos onde há lugares sentados e de pé a lotação passa a ser de dois terços.
- Na atividade desportiva, os escalões de formação e modalidades amadoras passam a ter lugares marcados e regras de distanciamento, os recintos desportivos adotam 33% da lotação e nos espaços exteriores aplicam-se regras a definir pela Direção-Geral da Saúde.
- Os espetáculos culturais terão horário alargado até à meia-noite: dentro de sala com lotação de 50% e no exterior com lugares marcados e regras de distanciamento.