A ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou ontem “não ser certo que o pico da nova vaga impulsionada pela variante Ómicron já tenha passado”.
Apesar disso a governante garantiu que o país vive entre aqueles que foram os cenários otimistas e intermédios previstos pelos peritos.
“Não sabemos se o pico a que deveríamos chegar na segunda semana de janeiro já passou”, afirmou a Ministra, salientando que prevê um aumento dos novos casos de covid-19. “Os cenários de previsão apontam ainda uma subida de casos, que terá impacto no internamentos”.
Por outro lado, a ministra da Saúde indicou que o Rt (o índice de transmissibilidade) tem estado a baixar assimetricamente em Portugal ao mes mo tempo que sublinhou saber “que alguma fragilidade dos cuidados de saúde primários acabam por levar alguns doentes, que sentem a preocupação com o seu estado de saúde, a vir aos serviços hospitalares”.
Este é um fator que faz com que haja uma pressão acrescida nesses serviços, mas a ministra da Saúde assume que irá “lidar com isso nos próximos dias”.
Fonte: CNN