Portugal recebeu hoje 101.790 doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19.
Esta foi a única entrega de vacinas formalizada hoje e reforça o conjunto de vacinas já recebido pelo país desde o final de dezembro acima do milhão de doses.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou hoje também que o prazo entre a toma das duas doses da vacina da Pfizer contra a COVID-19 foi alargado de 21 para 28 dias.
De acordo com o Governo, esta medida irá permitir intensificar o ritmo de vacinação em mais 100 mil pessoas até ao fim deste mês.
António Lacerda Sales indicou também, em conferência de imprensa, que até este domingo tinham sido administradas 868.951 vacinas, das quais “603.585 são primeira dose e 265.366 segunda dose”, destacando a performance nacional no contexto europeu.
Em termos de vacinação de alguns grupos prioritários desta primeira fase, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde observou ainda que aproximadamente 35% da população acima de 80 anos em Portugal continental “já recebeu pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19” e que “cerca de 9% já está imunizada com as duas doses de vacina”