A Comissão Distrital de Proteção Civil de Portalegre decidiu esta quarta-feira, dia 1 abril, solicitar ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a ativação do plano distrital de emergência, na sequência da pandemia de Covid-19.
Em declarações à Agencia Lusa, Adelaide Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Portalegre e que também preside esta comissão distrital, referiu que esta decisão foi tomada porque “nós temos uma larga percentagem de população com idade avançada e temos de preservar este território. Por outro lado, temos alguns concelhos que fazem fronteira com Espanha, com uma zona epidemiologicamente já declarada, e tivemos isso em linha de conta, pois mais vale ser proativo do que reativo”.
A autarca justificou ainda que esta decisão não tinha ainda sido tomada porque, até à data da última reunião da CDPC de Portalegre, realizada no dia 25 de março, “ainda não existia” nenhum caso positivo de Covid-19 naquele distrito.
De acordo com os dados da DGS do dia 1 de abril, há 54 casos de infeção por Covid-19 confirmados no Alentejo e ainda não se registou qualquer morte.