A PSP divulgou, em comunicado, que na presente data, regista a confirmação de contágio de 34 profissionais, encontrando-se 102 pessoas em confinamento obrigatório/vigilância ativa.
Segundo a nesma nota, a polícia refere que já regressaram ao serviço 1437 pessoas (entre Polícias e técnicos sem funções policiais), 185 após serem consideradas curadas do contágio, 1172 após confirmação do resultado negativo durante o confinamento e 80 que se encontravam a acompanhar familiares ou outros dependentes.
A PSP garante ainda que todas as Esquadras encontram-se “a funcionar normalmente”.
A PSP mantém a distribuição, segundo as necessidades permanentemente monitorizadas e identificadas, deviseiras de proteção individual, kits de proteção individual, óculos de proteção, máscaras FFP2, máscaras cirúrgicas, luvas descartáveis, doseadorese pulverizadores e solução antisséptica para desinfeção de mãos (base apropriada de álcool > 70%).
Este material de proteção foi ainda reforçado com a distribuição de equipamento de descontaminação e barreiras de proteção em policarbonato, colocadas nos locais de atendimento ao público.
Continuamos a contar com o permanente apoio do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa do Instituto Nacional de Emergência Médica na realização de testes à Covid 19 ao pessoal com funções na PSP.
De sublinhar que, na sequência da priorização garantida pelo Ministério da Saúde ao pessoal da PSP, o número médio de dias de quarentena até realização do teste de despistagem é de 4 (quatro) dias, condição de grande relevo para garantir a adequada proteção ao pessoal da PSP, mantendo a capacidade operacional.