O concelho de Fronteira registou o primeiro caso de COVID-19 em pessoas com residência no concelho e na freguesia de Fronteira.
A informação é avançada, esta quarta-feira, pela Câmara Municipal, que adianta que a pessoa infetada “encontra-se com sintomas ligeiros e em isolamento determinado pela Autoridade de Saúde Pública, fora do concelho em virtude de vicissitudes pessoais”.
O Município informa ainda que “os contactos próximos, nos termos definidos pela orientação da Direção Geral de Saúde (adiante designada DGS) encontram-se também em isolamento e vigilância pela Autoridade de Saúde Pública, seguindo-se o protocolo sanitário determinado por lei, nomeadamente no que respeita a testagem, acompanhamento e monitorização de sintomas”.
“No desenvolvimento da estratégia municipal de vigilância preventiva a instituições particularmente sensíveis, os contactos próximos encontravam-se já em isolamento preventivo antes do conhecimento do diagnóstico que ora se reporta, tendo sido submetidos a teste RT – PCR através de amostra recolhida por zaragatoa nasofaríngea após o início desse período de isolamento, tendo a testagem resultado negativa. Manter-se-ão em isolamento pelo período definido nas orientações da DGS”, divulga a edilidade.
O Município de Fronteira deseja uma rápida recuperação à pessoa infetada e manifesta “a sua total disponibilidade e apoio à mesma, bem como às pessoas que se encontrem em isolamento, enaltecendo o comportamento preventivo que todos assumiram desde o primeiro momento contribuindo, dessa forma, por antecipação, para proteção dos demais e contenção imediata da situação”.